O que são Nódulos de Schmorl

RELAÇÃO TORÁCICA E OMBROS?
outubro 18, 2017
Quiropraxia Pediátrica
dezembro 4, 2017

O que são Nódulos de Schmorl?

Os nódulos de Schmorl trata-se de uma herniação do núcleo pulposo do disco intervertebral através da placa cartilagenosa e óssea do corpo vertebral adjacente.

Descrito pelo patologista Christian Georg Schmorl em 1927,  possui uma maior incidência nos casos de degeneração da coluna, especialmente nas regiões torácicas e lombares.

Ainda não existe um consenso sobre a causa destes nódulos, porém a mais aceitável é a causa mecânica através de sobrecarga, processos traumáticos ou autoimune. Coventry MB et al. sugere uma causa hereditária com incidência de 80% dos pacientes.

A maioria dos nódulos de Schmorl são assintomáticos, porém em alguns casos podem ocasionar dor crônica na região da coluna onde e apresenta e interferir na qualidade de vida.

Seu tratamento varia do conservador através da fisioterapia até o cirúrgico quando nescesário, como ainda muitas pesquisas devem ser desenvolvidas para determinar qual caminho é mais eficaz para o paciente sugere-se qual a clínica do paciente determine qual tipo de tratamento seguir.

Dr. Juliano Angeli Romani

Referências:

 

1-Williams FM, Manek NJ, Sambrook PN, Spector TD, Macgregor AJ
Arthritis Rheum. 2007 Jun 15; 57 (5): 855-60.
2-Coventry MB, Ghormley RK, Kernohan JW. O disco intervertebral: sua anatomia microscópica e patologia. Parte I. Anatomia, desenvolvimento e fisiologia. J Bone Joint Surg Am. 1945; 27 : 105-112.
3-Pfirrmann CW, nódulos Resnick D. Schmorl da coluna torácica e lombar: estudo radiográfico-patológico de prevalência, caracterização e correlação com alterações degenerativas de 1.650 níveis de coluna em 100 cadáveres. Radiologia. 2001; 219 : 368-374.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *