Aprendendo a cuidar de sua coluna

Quiropraxia Instrumental
julho 13, 2018
Curso de Dry Needling em Santiago – Chile
setembro 28, 2018

Programa: APRENDENDO A CUIDAR DE SUA COLUNA

O presente programa de educação em saúde é um programa de quiropraxia e fisioterapia preventiva, destinado a pacientes, pessoas em geral da comunidade que possa usufruir dos conhecimentos ministrados por nossos especialistas em virtude de estabelecer a promoção de autocuidado em relação as disfunções da coluna vertebral.

Justificativa:

A coluna vertebral é um órgão de extrema importância, considerando as funções de movimentação e proteção vital para o sistema nervoso. Cerca de 20% das pessoas em geral apresentam problemas crônicos na coluna vertebral que provavelmente não apresentarão cura definitiva e cerca de 80% das pessoas um dia irão apresentar algum problema na coluna vertebral. As patologias da coluna vertebral provocam uma grande repercussão na saúde geral das pessoas causando impactos consideráveis na qualidade de vida, nas atividades relacionadas com o trabalho, lazer esporte e mesmo integração social.

Objetivo:

Proporcionar conhecimentos que possam auxiliar aos pacientes a adotarem medidas e cuidados que possam contribuir para a evolução clinica associada ao plano de tratamento. Fazer com que o paciente possa compreender melhor o seu problema e sua responsabilidade na manutenção a saúde de através do auto cuidado e da adoção de medidas preventivas no dia a dia.

1° Encontro: Anatomia e Fisiologia da Coluna Vertebral, demonstração anatômica com modelos anatômicos, função da coluna como um estágio ósseo, vértebras, cartilagem hialina, sistema nervoso e sua função.

2º Encontro: Disfunções e Patologias da coluna, desvios posturais, alterações degenerativas, conceitos sobre ergonomia no ambiente social, doméstico, medidas de prevenção básica no dia a dia considerando princípios de ergonomia.

3º Encontro: Orientações para coluna vertebral em atividades de vida diária, carregando peso, estendendo roupas, lavando a louça, dirigir, dormir, sentar, escrever. Orientação para exercícios preventivos em ambiente domiciliar e no trabalho.

4° Tratamentos para coluna vertebral, para coluna cervical, torácica e lombar, prática para ginástica preventiva para coluna vertebral, em pé e com colchonetes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *