Liberação Ativa

Projeto de curso ICV

Nome do curso: Técnicas de Liberação Neuromuscular Ativa

Apresentação: O curso de liberação Neuromuscular Ativa consiste em capacitar o fisioterapeuta para a utilização de diversas técnicas manuais e instrumentais para o manejo dos tecidos moles (fáscias, músculos, tendões e ligamentos) e para a compreensão dos processos fisiológicos de fibrose tecidual, inibição muscular, fraqueza e disfunção muscular, assim como desenvolver o raciocínio clínico para o manejo da dor crônica e suas repercussões no aparelho musculoesquelético

 

Justificativa: As disfunções musculoesqueléticas são uma das causas de maior procura ambulatorial na área da Fisioterapia e da reabilitação Traumato Ortopédica, sendo assim além dos problemas articulares, os tecidos moles também são por muitas vezes a causa primária das alterações biomecânicas do corpo humano, provocando dor, disfunções vertebrais e articulares e perda de função. Assim sendo as técnicas de liberações neuromusculares refléxicas irão complementar o tratamento das articulações melhorando os aspectos histológicos dos tecidos moles como Ligamentos, tendões e fáscias que ficam em suas adjacências promovendo assim uma reabilitação mais eficaz e completa do paciente.

Pré-requisitos: Graduados ou bacharelados em fisioterapia, ou cursar o sexto período da graduação em fisioterapia.

Carga horária: Este curso fará parte do aproveitamento na diplomação em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica (PEC 500h) de 20 horas caso das atividades complementares sejam concretizadas.

Duração do curso: 15 horas de duração + 5 de atividades complementares.

Duração do curso: Sexta: das 18:00 – 22:00 sábado das 8:00 – 19:00

 

Atividades complementares: serão agregadas 5 horas após a entrega das atividades na qual o aluno receberá durante o curso.

 

Detalhamento pedagógico: O aluno deverá obter o conhecimento prévio de anatomia e histologia humana, biomecânica e bases cinesiológicas para que possa compreender os processos patológicos e identificas a localização das fibras musculares.

 

Métodos e Técnicas: O curso será ministrado 20% através de material didático em apostilas e apresentação em Power point associado à quadro de lousa, e 80 % prático através de atendimento dos próprios alunos sob supervisão do professor.

 

Conteúdo programático:

 

Conceito de trigger points e dor referida, histologia das fibras musculares, ligamentos e fáscias, técnicas de pompagem miofascial.

 

Liberação ativa da coluna vertebral ( Lombar, cervical e torácica)

Liberação ativa do cíngulo superior em membros superiores

Liberação ativa do cíngulo inferior em membros inferiores

 

 

Abordagens com o parelho de liberação instrumental (FISCH®), técnicas de liberação manual, pontos chaves de relaxamento, Liberação neuromuscular ativa, ciclo de dor-espasmo-fraqueza muscular, técnicas oscilatórias de liberação muscular para membros superiores e membros inferiores, técnicas de liberação manual neuromuscular para patologias radiculares e aprisionamento de nervos periféricos.

Baixe sua ficha de inscrição aqui!