RPG

CURSO DE REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL / FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA – RPG/FQ

– Apresentação

O curso de RPG/FQ é um método fisioterapêutico de correção postural que se baseia no conceito de cadeias musculares, desenvolvido por Françoize Mézière, na década de 60. No RPG/FQ, através de uma avaliação postural e funcional, com correções diagnósticas específicas, determina-se qual cadeia ou cadeias musculares estão relacionadas a queixa apresentada pelo paciente. As posturas de tratamento são desenvolvidas de forma progressiva, suave e lenta, por meio de manualidade, associando a manobras miofasciais e articulares específicas. Neste método, serão associados princípios e ajustes quiropráxicos da técnica de Logan Basic e da quiropraxia biofísica, potencializando os resultados do tratamento.

  1. Objetivo

O objetivo do curso é oferecer aos profissionais de Fisioterapia e acadêmicos do último ano de graduação um grande recurso terapêutico, através de um método de extrema eficácia, proporcionando conhecimento teórico e prático, para que o aluno tenha o domínio da técnica (RPG/FQ) e seja rapidamente capaz de elaborar diagnósticos posturais em Reeducação Postural Global, visando ao tratamento com posturas adequadas, além de desenvolver técnicas quiropráxicas de ajustes articulares e de tecidos moles específicas, que potencializem o tratamento.

  1. Justificativa

A RPG/FQ é um método terapêutico que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias miofasciais. Esse método possibilita ao fisioterapeuta a avaliação global do comprometimento do indivíduo, buscando inter-relações entre segmentos acometidos com as áreas de sintomas, propondo uma atuação fisioterapêutica mais direcionada e eficaz, que trata as causas e não as consequências, baseando-se no alongamento miofascial e ajustes articulares.

 

3 – Geral

  1. a) Carga horária presencial: 80h
  2. b) Carga horária de atividades complementares(se houver): 20h
  3. c) Fase de aproveitamento no PEC: fase 2
  4. d) Nº de dias letivos: 8 dias
  5. e) Número de turnos: 16 turnos

4 – Detalhamento pedagógico

  1. a) Bases tecnológicas e conhecimentos: o curso é destinado a fisioterapeutas ou acadêmicos do último semestre da graduação em fisioterapia, sendo necessário conhecimentos prévios de anatomia palpatória, cinesiologia e biomecânica.
  2. b) Competências: o aluno será capacitado a realizar a avaliação postural global, identificando áreas acometidas na cadeia miofascial que estão relacionadas aos sintomas, assim como a escolher as posturas de tratamento adequadas a cada caso, utilizando-se também de ajustes quiropráxicos.
  3. c) Métodos de ensino, Materiais didáticos e estratégia de ensino aprendizagem: O curso será 30% teórico e 70% prático, com utilização de recursos audiovisuais, de peças anatômicas e de demonstração das técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento. O treinamento prático será realizado em duplas, sendo que cada dupla terá uma maca própria da técnica para a execução. O aluno ganha um Kit material para utilização profissional do método, além de uma apostila impressa contendo todas as fotos dos procedimentos. Haverá estudo e resolução de situações-problema. Ao final do curso, os alunos receberão atividades complementares que reforçarão o conteúdo ministrado no curso e contabilizarão 20h de carga horária de curso.
  4. d) Avaliação do aluno: os alunos serão avaliados quanto a assiduidade e participação durante as aulas presenciais do curso, sendo requerida presença mínima de 70% da carga horária presencial total. Somente receberão o certificado de conclusão do curso os alunos que entregarem as atividades complementares.

5 – Conteúdo programático

  • Histórico das Cadeias Musculares (C. M.)
  • Fisiologia e Neurofisiologia em C.M
  • Músculos estáticos e músculos dinâmicos
  • Principais métodos de C. M
  • A função estática e os mecanismos de controle de equilíbrio
  • Conceitos e princípios do método
  • Cadeias miofasciais: cadeia respiratória, cadeia miofascial posterior, cadeia ântero-interna da bacia, cadeia lateral do quadril, cadeia anterior do braço, cadeia ântero-interna do ombro e cadeia superior do ombro
  • Avaliação Postural e Diagnóstico em RPG
  • Avaliação Radiológica
  • Avaliação Fotométrica
  • As Posturas de tratamento utilizadas em RPG e suas indicações
  • Manobras miofasciais e articulares
  • Avaliação, diagnóstico e tratamento de disfunções músculo-esqueléticas diversas: cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, radiculalgias, hérnias discais, escoliose, disfunção de ATM.
  • Técnicas Quiropráxicas de Logan e da quiropraxia biofísica aplicadas a RPG.

6) Plano de Aulas

Assunto CH Dia Turno
§  Histórico das Cadeias Musculares (C. M.)

§  Fisiologia e Neurofisiologia em C.M

§  Músculos estáticos e músculos dinâmicos

§  Principais métodos de C. M

§  A função estática e os mecanismos de controle de equilíbrio

 

 

T

 

 

1

 

 

manhã

§  Conceitos e princípios do método

§  Cadeias miofasciais: cadeia respiratória, cadeia miofascial posterior, cadeia ântero-interna da bacia, cadeia lateral do quadril, cadeia anterior do braço, cadeia ântero-interna do ombro e cadeia superior do ombro

 

 

T

 

 

1

 

 

tarde

§  Avaliação Postural e Diagnóstico em RPG T/P 2 manhã
§  Avaliação Postural e Diagnóstico em RPG T/P 2 Tarde
§  As Posturas de tratamento utilizadas em RPG e suas indicações T 3 manhã
§  Aplicação das Posturas básicas da RPG P 3 Tarde
§  Manobras miofasciais e articulares Quiropráxicas P 4 Manhã
§  Avaliação Postural Fotométrica

§  Avaliação Radiológica

§  Atendimento de Paciente

T/P 4 Tarde
§  Aplicação de posturas sentada e inclinada T/P 5 manhã
§  Aplicação de posturas em ortostase T/P 5 tarde
§  Aplicação de posturas de tratamento para condições especiais: hérnias discais T/P 6 manhã
§  Aplicação de posturas de tratamento para condições especiais: patologias cervicais T/P 6 tarde
§  Aplicação de posturas de tratamento para condições especiais: disfunções lombopélvicas  

T/P

7 manhã
§  Aplicação de posturas de tratamento para condições especiais: escoliose (T / P) T/P 7 tarde
§  Aplicação de posturas de tratamento para condições especiais: disfunção de ATM T/P 8 manhã
§  Aplicação da Quiropraxia biofísica à correção postural (T/P) T/P 8 tarde