Radiologia

CURSO DE INTERPRETAÇÃO RADIOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO DAS PATOLOGIAS DO APARELHO LOCOMOTOR.

 40 Hs. Aproveitamentos em Diplomação e PEC: FE 500 de Fisioterapia Manipulativa e FE1500 de Quiropraxia pela ANAFIQ. FE500 para Diplomação em RTO da SBRTO.

 

OBJETIVO DO CURSO

 Aperfeiçoar o fisioterapeuta para interpretação dos exames por imagens e qual a melhor modalidade indicada para cada patologia. Analisar os exames de imagens do aparelho locomotor para auxiliar no diagnóstico fisioterapêutico – físico funcional, realizando mensurações das suas alterações. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Histórico e fundamentos em Radiodiagnóstico. Como interpretar um exame de Imagens (Raio-X, Tomografia e RNM) e qual a melhor modalidade indicada para cada patologia
  • Interpretação das imagens das patologias traumáticas, degenerativas e instabilidades dos Membros: superior e inferior.
  • Interpretação das incidências radiográficas da coluna (cervical, torácica e lombo-sacra). Identificação do possível mecanismo causal das patologias traumáticas, instabilidades e alterações da biomecânica, alterações metabólicas e degenerativas.
  • Mensurações dos Ângulos de Risser-Ferguson, Lippmann-Cobb e Greenspan, dos desvios de eixo e desvios rotacionais: Escoliose, Cifose e Lordose.
  • Mensurações dos Membros inferiores através da Escanometria para avaliar as possíveis alterações no posicionamento da coluna vertebral.
  • Interpretação dos cortes tomográficos das lesões do disco inter-vertebral (hérnia de disco), as alterações do corpo vertebral e seus espaços. Fazer uma relação da imagem obtida com o quadro clínico de cada patologia.
  • Interpretação das incidências: Coronal, Sagital, Transversal e Mielografia da ressonância nuclear magnética; as patologias da estrutura óssea e partes moles (desidratação do disco, metástases líticas ou blásticas).
  • Fazer estudo comparativo da imagem das principais patologias encontrada na clínica de fisioterapia e correlacionar com as alterações da biomecânica e o tratamento fisioterapêutico.

Curso com aula teórica-prática:

-Negatoscópio

-Apostila com todo conteúdo do curso.

Disposição do curso:

Quinta e Sexta, das 8:00 as 18:00 ou das14:00 as 22:00 hs. Sábado, das 08:00 as 18:00 hs. Domingo, das 08:00 as 17:00 hs