Diplomação em Quiropraxia

 

Apresentação:

 FISIOTERAPEUTA DIPLOMADO EM QUIROPRAXIA

O Fisioterapeuta Diplomado em Quiropraxia é um profissional extremamente capacitado em realizar o diagnóstico de disfunções biomecânicas e musculoesqueléticas  para o desenvolvimento de um tratamento com máxima objetividade, resolutividade.

Para esta proposta é necessária uma formação estruturada em aspectos clínicos, funcionais e radiológicos.

Este curso objetiva a formação completa de Fisioterapeutas Diplomados em Quiropraxia oferecendo em primeira instância a Diplomação em Quiropraxia, com 500 h em 2 anos, promovendo a certificação de DIPLOMATED IN CHIROPRACTIC. Após esta formação o egrégio poderá continuar seus estudos durante no mínimo mais 30 meses concluindo mais 1000 horas de estudos teóricos, práticos e clínicos, perfazendo um total de 1500 h de estudos e obtendo a certificação MASTER DIPLOMATED IN CHIROPRACTIC.

Pioneirismo no Ensino e na Prática Clínica 

 O ICV, Instituto Coluna Vertebral, através da DIPLOMAÇÃO em QUIROPRAXIA, foi a instituição que mais formou Fisioterapeutas Especialistas em Quiropraxia até 2018. No certame do COFFITO de 2017 100% dos especialistas titulados foram Diplomados pelo ICV e pela ANAFIQ. As lideranças do ICV foram responsáveis, pela introdução de técnicas avançadas da Quiropraxia Americana que antes eram completamente desconhecidas entre  os Fisioterapeutas Brasileiros. Também é fato que a coordenação  do ICV  propugnou e idealizou a fundação da ANAFIQ e Abraneedling, promovendo profundas mudanças nos critérios clínicos e de ensino, estabelecendo vanguarda e padrões extremamente elevados de capacitação jamais vistos no cenário nacional.

O ICV foi a primeira instituição que iniciou a prática clínica com técnicas e equipamentos de Quiropraxia Americana. Foi a primeira que apresentou ensino registrado por Fisioterapeutas Especialistas juto a ANAFIQ, nas técnicas de Thompson Terminal Point , Logan Basics entre outra técnicas.  Sem sombra de duvida o ICV, também apresentou as primeiras praticas clínicas no método Gonstead, Thompson , SOT,  Logan Basics, Chiropractic Biophysics, ART por Fisioterapeutas Especialistas. Desenvolveu o Seminary One que revolucionou a formação em quiropraxia para Fisioterapeutas estabelecendo conceitos que existiam somente nas graduações em Quiropraxia em todo mundo enriquecendo a formação com princípios de história, filosofia e fundamentos gerais de quiropraxia.

História da Quiropraxia : O ICV apresentou uma Quiropraxia diferente para Fisioterapeutas.

O ICV entrou para história da Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa ao organizar em Novo Hamburgo no ano de 2014 o I SBFQM (Seminário Brasileiro de Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa). Neste momento,  o ICV reuniu os principais Fisioterapeutas e professores e clínicos na área de Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa. Neste evento ocorreram os primeiros seminários na área de Espinografia, Fundamentos e Filosofia Quiropráxica, onde foram expostas correntes filosóficas e métodos que antes eram desconhecidos aos Fisioterapeutas que somente detinham conhecimentos na área Diverificada. Técnicas como Gonstead, Espinografia Quiropráxica, Thompson, Logan, HIO ( Toggle Recoil), Blair, NUCCA, são popularmente conhecidas entre os fisioterapeutas quiropráxicos e manipulativos hoje graças a este evento que contou predominantemente com a coordenação e a instrução do ICV.  Somente após o I SBFQM de Novo Hamburgo, várias escolas passaram a buscar formação e desenvolver parcerias para disseminar o ensino destas técnicas em Quiropraxia em todo Brasil.

 

Público Alvo:

Somente para Fisioterapeutas graduados, com matrícula aceita mediante análise do currículo.

“O ICV formou o maior número de Fisioterapeutas especialistas no Brasil atualmente, através do PEC Diplomação em Quiropraxia da ANAFIQ até 2018, a maior parte dos professores da atualidade mesmo em escolas não credenciadas receberam a influência da formação do Instituto Coluna Vertebral”.

Como deve ser a Formação em Quiropraxia para Fisioterapeutas?

A ANAFIQ preconiza uma formação complementar mínima de 500 h para a Diplomação em Quiropraxia, ao longo de dois anos de experiência clínica comprovada e Diplomação Master em Quiropraxia de 1500 h com quatro anos.

A Diplomação em Quiropraxia pode ser cursado em um programa de curso agendado de dois anos de duração, como uma formação profissional  ou a nível de pós graduação lato sensu ou não lato sensu. Também pode ser feita através do PEC ou Programa de Ensino Continuado que seguindo um  roteiro de normativas organizadas, após sua conclusão também promove o certificado de Diplomação em Quirpraxia.

Qualidade Diferenciada com certificação de experiência clínica

A formação de Diplomação em Quiropraxia, se destaca em relação aos cursos de pós-graduação por várias características. As disciplinas de várias técnicas e métodos são seminários de formação completa e os professores são capacitados programa de formação de instrutória na técnica comprovando experiência clínica na área de ensino, jamais ensinando uma matéria que não atuam clinicamente.

Em cursos de pós-graduação, convencionais é comum a presença de professores generalistas, apesar de titulação acadêmica, muitos são não especialistas, não diplomados, lecionando conteúdos e disciplinas que não possuem a formação específica e sem a devida experiência clínica comprovada. Na Diplomação em Quiropraxia isso não ocorre, pois todos os professores precisam apresentar formação específica e comprovar experiência clínica na área.

Justificativa da Diplomação em Quiropraxia e legitimidade da atuação.

A formação complementar em Quiropraxia para Fisioterapeutas da ANAFIQ é muito mais abrangente do que a formação complementar em Fisioterapia que os Quiropraxistas Graduados têm nos Estados Unidos, para se habilitarem na área de Fisioterapia conforme o NBCE National Bordo of Chiropractic Examiners. Fisioterapia é uma formação de nível superior, bacharelado de 4 a 5 mil horas no total. Uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas. Fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais.

Obtenção do título de especialista junto ao COFFITO.

A obtenção do título de especialista em Quiropraxia, depende da aprovação do profissional em um certame, ou concurso organizado pelo COFFITO que terá prova de conhecimentos e prova de títulos. Só participa da prova de títulos o fisioterapeuta que for aprovado na prova de conhecimentos e na prova de título o profissional irá enviar os certificados de capacitação, Diplomação e Pós Graduação na área de Quiropraxia e áreas afins para que possam somar pontos conforme o edital. É importante lembrar que é irrelevante se a escola ou associação está credenciada ou não junto ao COFFITO, para validação de títulos.

Coordenação:

Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias- Especialista em Quiropraxia e Traumato-ortopedia pelo COFFITO. Diplomação Master em Quiropraxia pela ANAFIQ em Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa. Diplomação Clínica e Docente em Dry Needling pela ABRANEEDLING, Diplomado em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica pela SBRTO. Vice-presidente da ANAFIQ e presidente da ABRANEEDLING.

Professores, Tutores, Instrutores e Supervisores 

Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias, Dr. Ricardo Sena, Dr. Juliano Romani, Dr. Lucas Nogueira, Dr. Atef Yassin, Dr. Paulo Veiga, Dr. Gustavo Pilon, Dr. Fabio Dias, Dr. Fabio Lins, Dr. Thales Sala, Dr. Pedro Perini, Dr. Tito Almeida, Dr. Ricardo Sartorio, Dra. Lisiane Delinski entre outros.

*O corpo docente poderá variar conforme a disponibilidade de datas, podendo haver a participação de professores convidados.

Certificação:

  1. Diplomação em Quiropraxia pela escola 001 EC da ANAFIQ,
  2. Certificado FE500 h (Formação de Especialistas em 500 h)
  3. Certificados individuais por cada Seminário ou módulo. (10 certificados )

*Consulte taxas administrativas de emissão de certificado.

FASE 1:  Certificação: DIPLOMATED IN CHIROPRACTIC

Pré-requisitos: Graduação em Fisioterapia. Durante o programa de ensino haverão apresentação de estudos de caso e realização de atividades de comprovação de prática clínica

Tempo mínimo: 2 anos com comprovação de prática clínica. Carga horária mínima: 500h

O presente programa poderá ser desenvolvido com uma carga horária média mensal de 20 h, ou com apresentação alternada de 30h em três dias (seis turnos de aula) em meses alternados, perfazendo um total de 60 h em três meses, com exceção a carga horária das práticas clínicas, monografias e atividades complementares.

Conteúdo programático:

  1. FUNDAMENTOS DE QUIROPRAXIA : The Seminary One Chiropractic
  2. TÉCNICAS MANIPULATIVAS BÁSICAS
  3. TÉCNICAS MANIPULATIVAS BÁSICA 2
  4. THOMPSON TERMINAL POINT TECHNIQUE
  5. LOGAN METHOD E TLNR
  6. SOT- SACRO OCCIPTAL TECHNIQUE
  7. ADVANCED DIVERSIFIED BY JANSE AND PALMER
  8. TERAPIA AJUSTIVA INSTRUMENTAL / MÉTODOS MANIPULATIVOS DE QUIROPRAXIA INSTRUMENTAL
  9. ROENTONLOGIA QUIROPRÁXICA E ESPINOGRAFIA
  10. GONSTEAD METHOD
  11. SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS CLÍNICAS 1
  12. SEMINÁRIO DE PRÁTICAS CLÍNICAS 2
  13. AMBULATÓRIO DE PRÁTICA CLÍNICA
  14. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  15. MONOGRAFIA /ARTIGO
  16. AVALIAÇÃO FINAL

 

FASE 2 :  Certificação: MASTER DIPLOMATED IN CHIROPRACTIC

Tempo mínimo: 30 meses com comprovação de prática clínica. Carga horária mínima: 1000h Carga horária mínima total: 1500h (acumulativa a fase 2)

Pré-requisitos: Ter cursado a Fase 1 da Diplomação em Quiropraxia. Também serão aceitos alunos do PEC ou Pós Graduação em Quiropraxia desde que tenham cursado mandatoriamente, a disciplina Seminary One Chiropractic  e a disciplina de Espinografia e Gonstead Method.

A monografia irá certificar ao egrégio como uma ênfase de subespecialidade técnica, promovendo referência clínica ao egrégio certificado.

O presente programa poderá ser desenvolvido com uma carga horária média mensal de 20 h, ou com apresentação alternada de 30h em três dias (seis turnos de aula) em meses alternados, perfazendo um total de 60 h em três meses, com exceção a carga horária das práticas clínicas, monografias e atividades complementares.

Conteúdo programático:

  1. NEUROFISIOLOGIA E NEUROLOGIA
  2. ANATOMIA CLÍNICA AVANÇADA
  3. CLÍNICA APLICADA A QUIROPRAXIA
  4. MÉTODOS DE CONTROLE DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA
  5. SISTEMAS TERAPEUTICOS AVANÇADOS EM QUIROPRAXIA
  6. RACIOCÍNIO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO APLICADO A QUIROPRAXIA
  7. QUIROPRAXIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
  8. RADIOLOGIA QUIROPRÁXICA (Roentnologia Quiropráxica II)
  9. QUIROPRAXIA SOMATOVISCERAL
  10. TÉCNCAS VISCERAIS AVANÇADAS
  11. QUIROPRAXIA CRANIANA E TÉCNICAS CRÂNIOSACRAIS
  12. QUIROPRAXIA PEDIÁTRICA
  13. QUIROPRAXIA NA SAÚDE DA MULHER
  14. QUIROPRAXIA NO EVELHECIMENTO
  15. QUIROPRAXIA ESPORTIVA
  16. PRÁTICA CLÍNICA SUPERVISIONADA
  17. PRÁTICA CLÍNICA ORIENTADA
  18. ESTUDOS DE CASO
  19. SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO FILOSÓFICA EM QUIROPRAXIA (Artigo)
  20. MONOGRAFIA
  21. AVALIAÇÃO FINAL

Materiais para o Curso:

Orthoroll Lombar, Cervical e Dispositivo Biocranial

Fisch

Régua Espinográfica

Serão fornecidas apostilas baseadas nos slides ministrados em aula gratuitamente, mas será indicado o estudo de literatura e artigos.

Literatura principalmente em língua inglesa.

Duração:

O PEC completo tem duração mínima de 21 meses e duração máxima de 24 meses para conclusão dependendo da disponibilidade do aluno para desenvolvimento das atividades complementares e clínicas. Os seminários são ministrados a cada dois meses na sede do organizador local.

Vagas:

Mínimo 18 e máximo 25

PEC – Programa de Ensino Continuado ANAFIQ:

Este curso está credenciado ao PEC – Programa de Ensino Continuado, creditando horas para o programa de obtenção de Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica.

Saiba mais sobre o PEC!

 

Baixe sua ficha de inscrição aqui!