Espinografia

PSC – Spinography Method

Espinografia

A Radiologia quiropráxica se dedica intensamente na avaliação da coluna vertebral e sistema apendicular, proporcionando através de uma exploração imagenológica funcional, informações valiosíssimas para o profissional da área de Fisioterapia e Quiropraxia, possibilitando melhor abordagem terapêutica e segurança.  Neste programa de ensino nos dedicamos ao ensino da radiologia quiropráxica axial e da espinografia.

A espinografia quiropraxica difere da espinografia convencional, pela metodologia de seus traçados, pois possui um foco mais específico no diagnóstico de complexo subluxação vertebral (CSU). Corroborando para o diagnóstico mais específico de subluxações primarias e compensatórias, levando a uma melhor eficácia ajustiva e de forma terapêutica de correção biomecânica.   Nosso curso se baseia na competência da atuação biomecânica de deformidades do CSU, mas também na detecção de alterações sugestivas de disfunções, as quais promovem o risco e assim procuramos estabelecer uma conduta mais segura. Hoje, a espinografia é usada para interpretar a cinesiopatologia da coluna vertebral para estabelecer uma visão comparativa sobre a análise da palpação estática e dinâmica, para que avaliações mais precisas possam ser realizadas promovendo o ajuste apropriado e promover um grau de segurança apropriado.

 

A espinografia é uma técnica utilizada para a avaliação de subluxações da coluna vertebral. É considerada como uma arte de analisar as radiografias para o propósito de encontrar subluxações em potencial que devem ser ajustadas. Objetiva compreender a anatomia radiológica para obter o ajuste mais apropriado e enfim desenvolver a conduta mais apropriada, promovendo a emissão de parecer espinográfico e a melhor orientação diagnóstica para o paciente.

É através desta técnica e em conjunto com a palpação estática e dinâmica em que o Fisioterapeuta Quiropraxista define qual a técnica mais apropriada a ser aplicada no paciente, tornando-se indispensável para as técnicas Gonstead e muito útil para outros métodos de terapia manual e manipulativa.

Nos EUA , também quiropraxistas conhecidos como “Mixers” fazem o uso da espinografia e da radiologia quiropráxica em geral como um método diagnóstico eficaz  para o tratamento quiropráxico. Neste curso também abordamos os Huttis  drawings empregado na avaliação de distorções posturais e no método de Logan.

“A  espinografía é um raio-X dedicado a coluna vertebral obtendo-se assim uma vista panorâmica de toda a coluna. Este estudo radiográfico simples, permite visualizar e avaliar o alinhamento de todas as vértebras, o que deve sempre estar perfeitamente alinhados.”

A espinografia foi introduzida na Palmer Colege of Chiropractic em Danvenport IOWA, por Barlet Joshua Palmer em xxx . Muitos catedráticos da Quiropraxia utilizaram a espinografia como base para seu método de tratamento como Dr. Clearence Gonstead e também Dr. Hugh Logan, mas certamente este método radiológico influenciou a terapeutica da Quiropraxia de forma permanente, a ponto de até aqueles que desenvolveram método aparentemente livres da radiologia como Dr. J Clay Thompson, surpreendentemente faziam uso deste recurso. Um dos grandes autores deste recurso diagnóstico foi o professor Ernest A. Thompson, que detalhou a técnica na literatura, de forma artística.

“Foi durante esses anos experimentais que passamos pelo período científico de fome. Desenvolvemos a técnica que hoje é conhecida como P. S. C. Spinografia – ensinada aqui desde então até agora.”

“Começou aqui, irradiado a partir daqui e volta para nós dez vezes, com muitas vidas salvas. Introduzimos o raio-X no trabalho de coluna em 1910. Nós fomos as primeiras pessoas no mundo a fazê-lo.”

Chiropractic Spinography. BY. E. A. THOMPSON, D.C., Ph.C. Professor of Spinography in the Palmer School of Chiropractic. Chiropractic Fountain Head.

Conteúdo Programático do Curso de Espinografia e Radiologia Quiropráxica

 

REVISÃO DE ANATOMIA RADIOLÓGICA DA COLUNA VERTEBRAL

INTRODUÇÃO A RADIOLÓGIA PRÁTICA CLÍNICA

PRINCÍPIOS FÍSICOS e PLANOS RADIOLÓGICOS

AVALIAÇÃO RADIOLÓGICA DA ESPONDILOLISTESE

PADRÕES RADIOLÓGICOS DE AFECÇÕES DEGENERATIVAS

Padrões radiológicos de tumores espinhais.

PADRÕES RADIOLÓGICOS De afecções congenitas.

PATOLOGIAS MAIS FREQUENTES LOMBAR. Torácica , LOMBAR e  SACRO-ILÍACA

Padrões Radiológicos das Infecções Ósseas e articilares na coluna

RAIO X DINÂMICO E  AVALIAÇÃO DA INSTABILIDADE ARTICULAR

PADRÃO RADIOLOGICO DA SÍNDROME CERVICAL SUPERCOMPENSADA

padrões radiológicos de síndromes metabólicas

Doença de scheuwerman

Avaliação radiológica da escoliose

método ferguson de avaliação da escoliose

DISTÚRBIO POSTURAIS

AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DO ESQUELETO ATRAVÉS DO SINAL RISSER

SOLICITAÇÃO DE EXAMES DE IMAGEM E PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

CONFECÇÃO DE LAUDO ESPINOGRÁFICO

Traçado espinográfico em Full Spine (radiografia panorâmica)  conhecido como Huttis  drawings, a ser aplicado na avaliação nas 10 distorções de Carvers, com aplicação ao método Logan e diversificadas.

ESPINOGRAFIA NA QUIROPRAXIA BIOFÍSICA

COLUNA CERVICAL –PLANO SAGITAL

COLUNA TORÁCICA-PLANO SAGITAL

COLUNA LOMBAR-PLANO SAGITAL

ESPINOGRAFIA  da PSC – MÉTODO PALMER-GONSTEAD

DISCREPÃNCIA DE MEMBROS ANÁLISE ESPINOGRÁFICA

ESPINOGRAFIA DE PELVE

LISTAGEM ESPINOGRÁFICA DOS ILÍACOS –

ILÍACO PI, ILÍACO AS, ILIACO IN, ILÍACO EX, TORÇÃO DE PELVE

LISTAGEM ESPINOGRÁFICA DO SACRO

Avaliação do ápice sacral. SAR/SAL

SACRO POSTERIOR, SACRO ANTERIOR, SACRO –PIR,SACRO-PIL

LISTAGEM ESPINOGRÁFICA LOMBAR

PR-PL, PRS, PLS, PRI-PLI

LISTAGEM ESPINOGRÁFICA TORÁCICA

PR-PL, PRS, PLS, PRI, PLI

LISTAGEM ESPINOGRÁFICA CERVICAL BAIXA

PR-PL, PRS, PLS, PRI, PLI

LISTAGEM CERVICAL ALTA

LISTAGENS DO OCCIPITAL

Carga Horária:

30h

Ministrante:

Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias

Informações e contato:

(51) 9890.8930
E-mail: cursos@sbrto.com.br

PEC – Programa de Ensino Continuado ANAFIQ:
Este curso está credenciado ao PEC – Programa dinuado, creditando horas para o programa de obtenção de Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica.
Saiba mais sobre o PEC!

Baixe a ficha de inscrição clicando aqui.