Quiropraxia Clínica

Cursos em Todo Brasil – 001EC

Instrutores Credenciados ao ICV para o curso de Quiropraxia Clínica

Dr. Pablo Dias – RS

Dr. Juliano Romani – SP

Dr. FÁbio Dias – AP

Dr. Fábio Lins – AP

Dr. Atef Yassin – SP

Dr. Emerson Soldatelli Boschi – RS

Dr. Rafaelle Grecco – RS

Dr. Lucas Nogueira -SP

Dr. Paulo Veiga – PE

Todos os instrutores são Diplomados em Quiropraxia pelo ICV e ou Especialistas em Quiropraxia pelo COFFITO, atendendo as exigências mínimas de credenciamento junto a ANAFIQ, Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia, para instrutor vinculado a escola credenciada, com experiência clínica mínima, prática docente e monitorias, para garantia de qualidade no processo de ensino.

 

Formação em Quiropraxia Clínica -100h (FB)

 

Objetivo: Promover a introdução aos conhecimentos de Quiropraxia, de modo que possam dar continuidade aos estudos desta área, e a obtenção do Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica.

Também visa o ensinamento de técnicas básicas de Quiropraxia Clínica para Fisioterapêutas, de modo que possam trazer incremento ao seu arsenal terapêutico.

Carga Horária: 100 hs

Este é um curso credenciado junto à ANAFIQ (Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia).

Pré–Requisitos:

Fisioterapêutas e Acadêmicos a partir do 5° Semestre.

Competências Mínimas:

Bases Tecnológicas Mínimas (conhecimentos):
Dermátomos e Miótomos, Patologia Geral e Sistêmica, Clínica Ortopédica Básica.
* Estudos Complementares e Revisões indicadas: Neuroanatomia, Radiologia Ortopédica, Semiologia Ortopédica.
Assista o Dr. Lucas Nogueira em uma entrevista, onde demonstra técnicas da Quiropraxia.
https://youtu.be/a-4Kc6D4ZO0
1 ª FASE
  • INTRODUÇÃO  A QUIROPRAXIA – Histórico da quiropraxia, conceitos atuais de subluxação, tripé da lesão somática, Barreiras motriz articular , Fichas de avaliação Quiropráxicas (SOAP), exames Neuromusculares,  TAG- técnica de ajuste global, indicações e contra indicações do ajuste.
  • MEMBROS INFERIORES – Palpação, testes dinâmicos de mobilidade, técnicas de ajuste para pé, tornozelo, joelho e quadril
  • REGIÃO PÉLVICA – Palpação, testes dinâmicos de mobilidade, técnicas de ajuste para sacro-ilíaca, ílio-sacra, púbis , sacro e Coccix, guillet test, TFP,Lying sitting,   testes ortopédicos,  testes neurológicos.Abordagem nas afeccções mais freqüentes da pelve, Leg check test ,  técnica de DROP com maca especial , Liberação de pontos gatilhos mais frequentes.
  • REGIÃO LOMBAR – Palpação, testes dinâmicos de mobilidade, técnicas de ajustes lombares , liberação de pontos gatilhos mais freqüentes, técnicas especiais para Charneira tóraco-lombar e suas implicações clínicas, técnicas e protocolo especial para Hérnia de disco lombar, importância do teste de laseg, teste neurológicos, liberação de íliopsoas, quadrado lombar e diafragma, técnica de DROP com maca especial ; Abordagem em Medicina Ortopédica de cyriax para lombar. Introdução à  mesa de flexo Distração.
  • REGIÃO TORÁCICA – Palpação, testes dinâmicos de mobilidades, técnicas de ajustes para torácica baixa, média e alta,ajustes para costo-vertebral, costo-transversal, identificação e liberação de pontos gatilhos mais freqüentes, Síndrome de T4, abordagem nas implicações clínicas da região torácica, análise das lesões mais freqüentes, s hipomobilidade & hipermobilidade,  técnica de DROP com maca especial.
  • Extras: Análise Biomecânica Sagital da Coluna vertebral e suas repercuções nas lesões degenerativas, Manobras extras da OMT (Terapia manipulativa ortopédica), Análise Biomecânica nas restrições em convergência e divergência facetária, Pontos gatilhos e técnicas de desativação pelo método suisso modificado e Introdução de  Agente Neural Terapêutico a Lidocaína 1%.

 

2ª FASE

  • REGIÃO CERVICAL SUPERIOR – Palpação, testes dinâmicos, testes pré manipulatórios, técnicas de ajuste cervical alta OAA. Abordagem nas afecções mais freqüentes, Abordagem na vertigem e cefaléia cervicogênica.
  • REGIÃO CERVICAL BAIXA – Palpação, testes dinânicos, técnicas de ajustes para cervical baixa, protocolo manipulatório na cervicobraquialgia, técnicas de apoio com tração com cinto de mulligam, teste de tensão neural , ajuste da 1ª costelas e suas variações, abordagem na síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico, Liberação de pontos gatilhos mais freqüentes.
  • MEMBROS SUPERIORES – Palpação, testes dinâmicos, técnicas de ajustes para mão, punho cotovelo e ombro, liberação de pontos gatilhos mais freqüentes.
  • CRANIANA E ATM-Introdução às técnicas cranianas , “ Micromovimento craniano”, técnicas de liberação do bregma, lambda,rotação do temporal, parietal lifting, MRP e LCR –ajustes para ATM, liberação de pontos gatilhos mais freqüentes, relação crânio-cervical e cefaléia tensional, implicações clínicas nos respiradores bucais.

Acesse aqui a agenda completa do curso

Conheça outros cursos e programas de ensino

Baixe aqui sua ficha de inscrição

PEC – Programa de Ensino Continuado ANAFIQ:

Este curso está credenciado ao PEC – Programa de Ensino Continuado, creditando horas para o programa de obtenção de Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica.
Saiba mais sobre o PEC