Quiropraxia Somatovisceral

 

 

O curso de MANIPULAÇÃO  SOMATOVISCERAL ou Quiropraxia Somatovisceral, é baseado na obra do quiropraxista norte americano, Charles Masarsky DC.  Trata-se de uma abordagem diferenciada de TERAPIA MANUAL ARTICULAR E VISCERAL (TMAV), está voltado para alunos e profissionais de nível superior em Fisioterapia, com interesse na biomecânica e comportamento articular visceral, sob o ponto de vista analítico, comparando os resultados globais. O curso terá carga horária de 30 horas teórico/práticas. A metodologia será baseada nos paradigmas da docência, bem como a epistemologia do ensino superior atual que regra a liberdade de currículos, com aplicação voltada para a análise crítica e atividades práticas, sempre baseadas na ética e na decência para com os pacientes. Serão também realizadas aulas que seguem os princípios de : Aulas teóricas expositivas; Práticas com utilização de macas;

O presente curso está integrado ao PEC de Diplomação em Quiropraxia da ANAFIQ, com a carga horária de 30 h em 3 dias e 6 turnos, sendo componente obrigatório da fase 2 Diplomação Master 1500 h em Quiropraxia.

CONTEÚDO/PROGRAMA DO CURSO

1- ESTUDO DA ANATOMIA FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES VISCERAIS.

2 – CINESIOLOGIA COMO MODELO PARA O MOVIMENTO TERAPEUTICO;

3 – AUSCULTA GLOBAL E LOCAL.

4 – MOBILIDADE E MOTILIDADE VISCERAL.

5 – TERAPIA MANUAL VISCERAL E SNA.

6 – FIGADO E VESÍCULA: EIXOS; MOTILIDADE E MOBILIDADE; CORREÇÕES; RELAÇÕES COM OMBRO E CERVICAL, TÓRAX, CORAÇÃO, DRENAGEM DOS MEMBROS INFERIORES.

7 – PANCREAS E BAÇO: MOTILIDADE; CORREÇÕES; RELAÇÕES SISTEMICAS ENDOCRINAS E EMOCIONAIS, DISFUNÇÕES GASTROESOFÁGICAS, CERVICAL, TÓRAX, ABDOMEN, E MEMBROS INFERIORES.

8 – ESTÔMAGO: EIXOS; MOTILIDADE E MOBILIDADE; SISTEMA ENTÉRICO; RELAÇÕES EMOCIONAIS COM AS DOENÇAS; CORREÇÕES; COLUNA VERTEBRAL; T5-T9; RELAÇÕES COM A PELVE E SACRO.

9 – RINS: MOBILIDADE E MOTILIDADE; RELAÇÕES COM AS DORES LOMBARES; JOELHOS; PERNAS E PÉS; SINDROME DOS COLETORES RENAIS; RELAÇÕES EMOCIONAIS; TIPOS DE LESÕES RENAIS (PTOSES) E SUAS CONSEQUENCIAS ARTICULARES (LESÕES MENISCAIS);

10 – CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO PULMÃO, CORAÇÃO, ARTERIAS E VEIAS NAS DISFUNÇÕES OSTEOMIOARTICULARES.

Dr. Paulo Veiga, possui Doutorado em Ciências Biológicas pela UFPE. Tem Mestrado em Ciências com ênfase em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (IOT-USP). Graduação em fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduando em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira, Pós Graduado em Avaliação Fisioterapêutica do Aparelho Locomotor (UFRN), Especialização Profissional em Ortopedia e Traumatologia (COFFITO) e em Fisioterapia Esportiva, pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Atualmente é Professor Assistente III do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Terapia Manual, atuando principalmente nos seguintes temas: centralização articular, fisioterapia esportiva, plasticidade muscular e fisioterapia no terceiro setor. Tem aperfeiçoamento em Cadeias Fisiológicas de Léopold Busquet (França), Terapia Crânio Sacral pelo UpLedger Institut Inc® – (Intro, TCS1 e TCS2). Certificação Internacional pelo Método KinesioTape® (EUA), Conceito Maitland®, Conceito Mulligan®, Osteopatia (Estrutural, Craniana, Visceral, Postural e Informativa (Istituto Docusse de Osteopatia®) e Diplomado em Quiropraxia (COFFITO). Representante em Pernambuco do Colégio Latino Americano de Osteopartia – CLO e da Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Coluna –SOBRAFIC.

“Estamos aqui para quebrar alguns paradigmas sobre a manipulação visceral e aplicar estes conhecimentos na quiropraxia! Vocês vão ver como seus pacientes não terão mais barreiras para a cura!” Dr. Paulo Veiga

Observações :

REVISÕES PRÉVIAS

É recomendado que o aluno realize uma revisão de anatomia e fisiologia do sistema digestório, para um melhor acompanhamento e aproveitamento deste seminário.

CUIDADOS PESSOAIS
Este curso é bastante exigente, tanto em nível intelectual como físico. Você terá muitas aulas práticas, irá aplicar as técnicas ensinadas pelo professor, e também receberá aplicação de técnicas. Para evitar um desgaste excessivo, procure chegar ao local do curso com antecedência, evite compromissos nos dias de curso, e aproveite os intervalos e o final do dia para descansar. Também cuide de manter sua hidratação e boa alimentação. Converse com o professor, para sanar qualquer
necessidade que você tenha durante o curso. Venha com uma roupa leve, de preferência sunga para os homens e
biquíni para as mulheres, pois iremos precisar expor o tronco. Pode levar uma toalha se assim preferir. Cuidado com a força excessiva na hora das manipulações; Suco de limão + água, aumenta a eficácia das manipulações sobre o rim e o trato urinário.