top of page

Quiropraxia

A quiropraxia não é uma técnica e sim uma disciplina de cuidados de saúde o que inclui a competência da realização do diagnóstico musculoesquelético que está inerente ao exercício profissional da quiropraxia em todo o mundo, seguindo as diretrizes da OMS.

Atualmente existem diversas evidências científicas que embasam o emprego clínico da Quiropraxia e por isso não deve ser considerada uma terapia alternativa e sim um método de escolha prioritária dentro do escopo terapêutico conservador.

Como funciona a Quiropraxia?

A quiropraxia tem um forte aspecto filosófico desde seu desenvolvimento e visa o desenvolvimento de uma estratégia clínica baseada no tratamento da causa, onde é fundamental que o organismo possa se reestabelecer e através do equilíbrio do sistema nervoso alcançar a cura.

WhatsApp Image 2023-04-24 at 20.48.30.jpeg

A quiropraxia pode ser realizada para o tratamento de extremidade que caracteriza a aplicação da manipulação/ajuste quiroprático para outras articulações que não sejam da coluna vertebral, ou seja, ombro, cotovelo, punho/mão/dedo, quadril, joelho, tornozelo/pé/dedo do pé.

WhatsApp Image 2023-04-24 at 20.48.38.jpeg

O que a Quiropraxia pode fazer?

Terapia Manipulativa Ortopédica e Quiropraxia
As evidências científicas deixam claro o papel da terapia manipulativa no controle da dor musculoesquelética. 
É fundamental a realização de um exame neurológico e  musculoesquelético e identificar contraindicações ao ajuste ou a técnicas manipulativas . O Instituto Coluna Vertebral utiliza um tratamento multimodal, associando diversas estratégias terapêuticas.

Diferentes partes do corpo podem ser ajudadas através da manipulação da coluna e das articulações. Um ajuste pode aliviar a dor, corrigir o alinhamento do seu corpo e melhorar sua função geral.

 A terapia manipulativa pode tratar a dor em qualquer parte do corpo: na cabeça e mandíbulas, ombros, cotovelos e pulsos, quadris e pélvis, joelhos e tornozelos. São tratados problemas de saúde de diferentes idades. Dependendo do paciente, a intensidade e a força dos tratamentos variam. Todos os pacientes são selecionados para garantir que são bons candidatos para o tratamento.

Técnicas de Terapia Manipulativa Ortopédica

1.    Manipulação de Extremidades

2.    Diagnóstico Mecânico

3.    Maitland e Muligan

4.    Métodos Terapêuticos Oscilatórios

5.    Agulhamento Seco

6.    Técnicas viscerais

7.    Técnicas Manuais de tecidos moles

8.    Técnicas Osteopáticas Estruturais

9.    Técnicas e métodos de Quiropraxia

10. Advanced Diversified

11. Técnicas de Pontos Terminais de Thompson

12. Biomecânica Clínica e Quiropraxia Biofísica

bottom of page