SOT – Sacro Occipital

Fisioterapia Manipulativa Sacro Occipital

 

Apresentação: O curso de Fisioterapia manipulativa Sacro Occipital consiste em capacitar o fisioterapeuta para aplicar manipulações específicas da técnica Sacro Occipital (SOT) e entender as suas categorias. A pelve possui um importante papel fisiológico e mecânico na função de equilíbrio do ser humano, e a técnica sacro occipital visa a restauração, controle da dor e uma manutenção da saúde através de um sistema de categorias estabelecidas por D.C. Major Bertrand DeJarnette.

A técnica SOT Sacro Occipital Technique foi desenvolvida por Major Bertrand DeJarnette, Osteopata e Quiropraxista, onde a principal idéia era de tratar os seus pacientes de forma segura com ajustes suaves e praticamente sem contra-indicações. Através da SOT ele desenvolveu u sistema de avaliação bem específico, na qual categorizava os seus pacientes basicamente em 3 níveis de disfunções:

  1. Categoria 1: distorções meníngeas
  2. Categoria 2 : Disfunções de Ilíacos e Craniomandibulares
  3. Categoria 3 : Disfunções crônicas da coluna como degeneração de discos e processos de osteoartrose.

A avaliação é o ponto chave do tratamento pela SOT, na qual o fisioterapeuta quiropraxista irá então identificar se as distorções do paciente são ascendentes ou descendentes, se são influenciada por alterações de crânio e meníngeas ou se é proveniente das articulações sacro-ilíacas, ou se são provenientes das articulações sacro ilíacas. O SOT pode ser aplicado em crianças, adultos e idosos de forma segura e com uma visão global do paciente. Proporcionando melhor qualidade de vida e bem estar.

Aproveitamento: Este curso fará parte do aproveitamento na diplomação em Fisioterapia manipulativa ou em Quiropraxia, ( Fase 3) de 35 horas caso das atividades complementares sejam concretizadas.

Justificativa: Qualquer alteração na relação de equilíbrio entre ilíacos e o osso sacral resultam em alterações do sistema nervoso central e consequentemente no suporte da coluna e do corpo humano, sendo assim a técnica utiliza do próprio peso e da respiração do paciente para realizar as correções necessárias, proporcionando uma excelente ferramenta de trabalho para o fisioterapeuta na área manipulativa.

     

Pré requisitos: Graduados ou bacharelados em fisioterapia, ou cursar o sexto período da graduação em fisioterapia.

Carga horária: 30 horas/aula + 5 (atividade complementar)

Duração do curso: Sexta: das 13:00 – 19:00 sábado das 8:00 – 20:00 domingo : 8:00-20:00

Atividades complementares: serão agregadas 5 horas após a entrega das atividades na qual o aluno receberá durante o curso.

Detalhamento pedagógico:O aluno deverá ter conhecimento prévio de formação básica FB 100 em Quiropraxia ou outra formação em terapia manipulativa (TIQ/Logan/Thompson), biomecânica, anatomia e fisiologia humana.

Métodos e Técnicas: O curso será ministrado 30% através de material didático em apostilas e apresentação em Power point associado à quadro de lousa, e 70 % prático através de atendimento dos próprios alunos sob supervisão do professor.

Conteúdo programático:

História da SOT, Anatomia do sacro e região da cervical alta, Divisões das categorias da SOT, Técnica da categoria 1, Técnica da Categoria 2, Técnica da categoria 3, Aplicações clínicas da SOT, Teste da linguagem mental, Utilização de cunhas, Sinal do Dollar e da Crista, Técnica específica acessória, Ajustes articulares cervicais, lombares, torácicos e sacrais, The ARM/FOSSAE TEST, Leg Check e tensão do calcâneo, Linhas occipitais e suas fibras, protocolos de atendimento segundo as categorias de Dejarnette.

1 dia:
Introdução ao SOT
Categorias 1,2 e 3
Anatomia das meninges e o sistema Crânio Sacral
MRP – Movimento respiratório primário
Avaliação é indicadores do SOT

2 DIA: Categoria 1 e o protocolo de ajustes
Categoria 2 e o protocolo do ajuste
Categoria 3 e o protocolo de ajuste.

3 DIA: Categorias extras de Dejarnette
Linhas Occipitais e do trapézio
Sistema visceral e cranial de Dejarnette.
Prática clínica das categorias 1,2 e 3.

 Baixe a ficha de inscrição aqui!