Thompson

Curso de Thompson Terminal Point Technique

 

Uma técnica completa, especifica e abrangente. Suave para o paciente, leve e confortavel para o Fisioterapeuta Quiropraxista utilizar com pouco esforço.

Trata-se de um método especifico quiropráxico cuja filosofia se baseia no tratamento que incorpora a avaliação Derifield (positivo, negativo e x) no tratamento das disfunções subluxações da coluna vertebral . Este método é uma variação da Técnica Diversificada de Palmer que utiliza uma mesa especial com vários segmentos denominados “Drops”.  Thompson é uma tecnica suave, indicada para todos os  pacientes idosos incluindo idosos. Uma das grandes prerrogativas é sem duvida o diagnostico empregado, que utiliza entre outros recursos da quiropraxia o Thompson Derifield Leg Check ( TDLC) que tem sido demonstrada com uma forma muito especifica de diagnostico de cinesiopatologia articular correlacionando com reflexos neuromusculares. Thompson observa muito a fisiologia/cinesiopatologia das articulacoes sacroiliacas e da coluna cervical.  Teorizou a Overcompensated Cervical Sindrome, e outras sindromes cervicais que tratou com grande eficacia utilizando seus conceitos.

No diagnóstico Thompson traz muita especificidade e faz profunda relação da disfunção articular ou cinesiopatologia articular com a miopatologia, ou seja, presença de taut bands e trigger points, tornando a avaliação do estado e hiperatividade muscular indispensável para o diagnóstico. Neste sentindo observa também aspectos de cronicidade da subluxação quiropráxica observando as adaptações realizadas pelo sistema musculoesquelético sobre músculos como eretores da espinha, psoas maior , musculatura do cíngulo superior e gradil costal.

Cinesiopatologia Cervical e Sacroilíaca

Na cinesiopatologia cervical a relação da avaliação do comprimento relativo das pernas é observada no diagnóstico e no tratamento da Síndrome Cervical Unilateral (direita ou esquerda), Síndrome Cervical Bilateral e  Double Cervical Lock. O Leg Check desencolvido por Thompson para diagnóstico da cinesiopatologia sacroilíaca é empregado no diagnóstico das listagens de Derifield positivo e negativo. Outros testes são empregados como o Sacral Leg Check, Thompson Modified Arm Fossa Test, Teste de Thompson, entre outros, que visam trazer maior especificidade no tratamento quiropráxico, com ajustes, mais efetivos.

A Drop Table é um instrumento já popularizado na terapia manual inclusive na osteopatia, porém é utilizada de forma isolada e poucos sabem que foi desenvolvida na Quiropraxia que possibilita o uso mais fluente da técnica com a FULL Drop Table, através da técnica de pontos terminais de Thompson, quiropraxista da Palmer, que foi o criador do mecanismo de Drops. Thompson pode ser utilizado fora da Drop Table, mas se torna mais efetivo com a mesa.

 

 

 

Estes segmentos podem ser inclinados uma fração de uma polegada, por isso, quando o impulso é feito, o drop vai cair esta fração de polegada, aliando a energia cinética a um conjunto de ajustes desenvolvidos por Thompson. Os Drops auxiliam o impulso, minimizando a força requerida para o ajuste.

Alunos estudando Thompson na Universidade do Chile, sobre orientação do Dr. Pablo Dias.

 

 Conheça o curso de Thompson Terminal Point Technique. Aprenda a utilizar adequadamente  o ajuste mecanicamente assistido com o uso do Full Drop Table e a analíse diagnóstica baseada no Thompson-Derifield Leg Check que foi desenvolvidada dentro da Quiropraxia.

 

O curso de Thompson faz parte do PEC de diplomação de futuros especialistas da Anafiq. A técnica permite o uso seguro do Drop Table que configura em um tipo de ajustamento denominado “AJUSTE MECANICAMENTE ASSISTIDO”. Além disto, possui técnicas diferenciadas para a correção dentro da metodologia de J. Clay Thompson, utilizando a analise de comprimento das pernas como uma ferramenta eficaz para a correção da anisomelia funcional. O presente método prioriza ajustes especificos na coluna cervical, articulação sacro ilíaca, coluna lombar e coluna torácica. Está técnica  é indispensável para formação do especialista em quiropraxia.

 

A Drop Table, desenvolvida por ele direciona seu foco de tratamento principalmente ao estudo do ajustamento do quadril e da coluna cervical, porém realizando ajustamentos progressivos em outras regiões da coluna (chamados pontos terminais) onde encontram-se bloqueios articulares ou subluxações quiropráxicas.

A Quiropraxia de Thompson se fundamenta no ajuste articular da coluna vertebral através da Drop Table e de um protocolo de técnicas muito diferenciados.Dr. J. Clay Thompson, foi um dos mais importantes nomes da Quiropraxia mundial tendo desenvolvido a técnica Quiropráxica diversificada que mais influenciou o desenvolvimento da Quiropraxia em todos os tempos a Thompson Terminal Point Techinique. Também desenvolveu um dos mais confiáveis sistemas de avaliação em Quiropraxia a partir dos estudos em conjunto com a família Derifield.

Formatos:

Extensivo com CH: 30 h

Conteúdo:

– Histórico e Definição da Técnica
– Complexo Subluxação Quiropráxica
– Contraindicações e Conceito de Vértebra Não Manipulável
– Anatomia Aplicada, Biomecânica Geral e Ajustiva
– Avaliação Geral em Fisioterapia Quiropráxica
– Síndrome Cervical Direita, Esquerda e Bilateral
– SCS/Síndrome Cervical Supercompensada (de acordo com Thompson)
– Aspectos Radiológicos da Síndrome Cervical
– Drop Table: A mesa de Thompson
– Posicionamento do Paciente e o uso de Drops no ajustamento da Coluna Vertebral
– Avaliação de acordo com o Derifield Thompson Leg Check
– Teste de Thompson
– Thompson Modified Arm Fossa Test
– Sacral Check: Avaliação do Posicionamento do Ápice Sacral (SAL e SAR) segundo Thompson
– Técnicas de Ajustamento no Quadril e Cervical segundo Thompson
– Técnicas de Ajustamento Sacral
– Técnicas de Ajustamento Segmentar da Coluna Vertebral segundo Thompson
– Ajustamento para Síndrome Facetária e para Espondilolistese
– Diagnóstico e Correção do Derifield Negativo
– Diagnóstico e Correção do Derifield Positivo, Verdadeiro e Falso
– Derifield X e excessões no protocolo de Thompson
– Ajustamento de proposto por Thompson com a utilizacao de drops portateis e Speeders, para extremidades, ombro,  joelho, cotovelo, coxofemural. Tambem ATM. Podem ser inclusas, atividades Complementares de Estudo e Prática Clínica.

 

Ministrante:

 

Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias – DRTO, DN, FT DQ (Especialista em Quiropraxia e traumato-ortopedia pelo COFFITO.)

Atua clinicamente na área de Quiropraxia, Dry Needling, Controle da Dor e Reabilitação Traumato-ortopédica. Utiliza principalmente os métodos de Thompson, Logan Basic and Advanced, Gonstead,  Espinografia, Quiropraxia Biofísica.

Diplomado em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica com ênfase na Coluna Vertebral/SBRTO. Diplomado em Dry Needling pela Associação Brasileira de Dry Needling. Possui diplomação Master em Quiropraxia ANAFIQ. Fundador da Associação Latino Americana de Fisioterapia Quiropraxica e Manipulativa.
Aprovado como Especialista em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica ABRAFITO/COFFITO. Aprovado pelo COFFITO para o Título de Especialista em Quiropraxia. Membro Titular e Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica. Diplomado em Fisioterapia Manipulativa pela ANAFIQ. Vice – presidente da ANAFIQ – Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia e Manipulativa.
Auditor do Programa de Selo de Qualidade da SBRTO  Responsável Técnico da Marca Orthofit/Univittá – Campo Bom – RS

Realização:

ANAFIQ e escola 001 EC

Informações e Contato:

cursos@sbrto.com.br

(51) 9 9890.8930 (WhatsApp)

PEC – Programa de Ensino Continuado ANAFIQ:

Este curso está credenciado ao PEC – Programa de Ensino Continuado, creditando horas para o programa de obtenção de Título de Especialista em Fisioterapia Quiropráxica. Clique e entenda o PEC!

Saiba mais sobre o PEC!

Baixe sua ficha de inscrição clicando aqui.