Sobre o ICV

The Fountain Head School of Chiropractic, Neurophatic Dry Needling  and Orthopaedic Manipulative Therapy

 

The Fountain Head School, means Treat, Teach and Research!

 O ICV Instituto Coluna Vertebral é uma instituição singular que nasceu de uma iniciativa única no Brasil tendo sido pioneira na revolução que modificou as características da Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa Ortopédica. Constituído sobre a tríade de clinicar, ensinar e pesquisar, foi idealizado pelo Dr. Pablo Dias, Fisioterapeuta especialista em Quiropaxia e Traumato-ortopedia pelo COFFITO em conjunto com outros profissionais atuantes nesta instituição. De fato, as três premissas fundamentais do ICV se inter-relacionam e se alimentam de foma que nossos clínicos apresentam elevados parâmetros técnicos de formação e atualização.

 

 

As lideranças do ICV foram responsáveis, pela introdução de técnicas avançadas da Quiropraxia Americana que antes eram completamente desconhecidas entre  os Fisioterapeutas Brasileiros, além de participar do reconhecimento do verdadeiro conceito de   Dry Needling no Brasil como Terapia Manipulativa Intra-muscular. Também é fato que a coordenação  do ICV  propugnou e idealizou a fundação da ANAFIQ e Abraneedling, promovendo profundas mudanças nos critérios clínicos e de ensino, estabelecendo vanguarda e padrões extremamente elevados de capacitação jamais vistos no cenário nacional. No ano de 2017 o ICV mais uma vez busca a inovação e o desenvolvimento buscando parcerias nacionais para crescimento de unidades de ensino e unidades clínicas conveniadas em todo país adotando o mesmo parâmetro de qualidade tendo como membros primários o Dr. Emerson Soldatelli Boschi, Dr. Juliano Romani, Dr. Atef Yassin, Dr. Fábio Lins, Dr. Fábio Dias, Dr. Lucas Nogueira entre outros egrégios do próprio ICV da área de Quiropraxia  e Fisioterapia Manipulativa que se reúnem para formar a maior e mais dedicada instituição de ensino especializada, na área musculoesquelética, priorizando a escola de formação em Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa no Brasil.

O ICV apresentou uma Quiropraxia diferente para Fisioterapeutas.

O ICV entrou para história da Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa ao organizar em Novo Hamburgo no ano de 2014 o I SBFQM (Seminário Brasileiro de Fisioterapia Quiropráxica e Manipulativa). Neste momento,  o ICV reuniu os principais Fisioterapeutas e professores e clínicos na área de Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa. Neste evento ocorreram os primeiros seminários na área de Espinografia, Fundamentos e Filosofia Quiropráxica, onde foram expostas correntes filosóficas e métodos que antes eram desconhecidos aos Fisioterapeutas que somente detinham conhecimentos na área Diverificada. Técnicas como Gonstead, Espinografia Quiropráxica, Thompson, Logan, HIO ( Toggle Recoil), Blair, NUCCA, são popularmente conhecidas entre os fisioterapeutas quiropráxicos e manipulativos hoje graças a este evento que contou predominantemente com a coordenação e a instrução do ICV.  Somente após o I SBFQM de Novo Hamburgo, várias escolas passaram a buscar formação e desenvolver parcerias para disseminar o ensino destas técnicas em Quiropraxia e Fisioterapia Manipulativa em todo Brasil. Procedendo assim para um crescimento de várias escolas no cenário nacional. Junto a SOGAB os intrutores do ICV apresentaram os primeiros registros de formação em Gonstead Method, Quiropraxia em Gestantes e Pediatria,  com registro junto a ANAFIQ.

Pioneirismo no Ensino e na Prática Clínica 

O ICV foi a primeira escola que apresentou ensino registrado por Fisioterapeutas Especialistas juto a ANAFIQ, nas técnicas de Thompson Terminal Point , Logan Basics entre outra técnicas.  Sem sombra de duvida o ICV, também apresentou as primeiras praticas clínicas no método Gonstead, Thompson , SOT,  Logan Basics, Chiropractic Biophysics, ART por Fisioterapeutas Especialistas.

Desenvolveu o Seminary One que revolucionou a formação em quiropraxia para Fisioterapeutas estabelecendo conceitos que existiam somente nas graduações em Quiropraxia em todo mundo enriquecendo a formação com princípios de história, filosofia e fundamentos gerais de quiropraxia.